top of page

Abrasão da córnea. Cuidados.



A abrasão da córnea ( córnea riscada ou olho arranhado) é uma das lesões oculares mais comuns.

As abrasões da córnea resultam de uma ruptura ou perda de células na camada superior da córnea, chamada epitélio da córnea.


Sintomas de uma córnea arranhada


A córnea é uma das partes mais sensíveis do seu corpo, por isso mesmo uma pequena abrasão da córnea pode ser extremamente dolorosa - como se você tivesse um objeto grande e áspero no olho.

Além da dor e sensação de corpo estranho no olho afetado, outros sinais e sintomas de abrasões da córnea, incluem: vermelhidão, lacrimejamento, sensibilidade à luz, dor de cabeça, visão embaçada ou diminuída e dor.


As pessoas tendem a esfregar os olhos quando têm a sensação de corpo estranho, mas isso pode piorar ainda mais a situação.

Não esfregue seu olho.

Lave a região com soro fisiológico.

Não use água da torneira, pois pode haver contaminação por microrganismo.



Tratamentos para um olho arranhado

O tratamento para uma abrasão corneana depende da gravidade da ferida e da causa. Pequenas abrasões às vezes podem ser tratadas com gotas de lubrificação não preservadas para manter seu olho úmido e confortável enquanto o processo de cicatrização natural do olho ocorre.

Como precaução, mesmo abrasões superficiais às vezes também são tratadas com colírio antibiótico para prevenir a infecção durante a cicatrização. As abrasões superficiais da córnea tendem a cicatrizar rapidamente, geralmente dentro de dois ou três dias.


Normalmente, lentes de contato regulares não devem ser usadas durante abrasão da córnea devido ao aumento do risco de uma infecção se desenvolver sob a lente.



Como prevenir


Embora muitas causas de abrasões corneanas sejam difíceis de prevenir, outras podem ser evitadas tomando-se algumas precauções simples e de bom senso.


Por exemplo, use sempre óculos de segurança ou óculos de proteção em ambientes de trabalho com detritos transportados pelo ar, especialmente em ambientes de soldagem.

Da mesma forma, óculos de proteção devem ser usados ​​quando se faz trabalho no quintal, usando ferramentas elétricas e praticando esportes.


Se você usa lentes de contato, siga sempre as instruções do seu oftalmologista sobre quanto tempo usá-las, quando descartar e as soluções corretas de cuidados com as lentes de contato a serem usadas para ajudar a manter suas córneas saudáveis.


Consulte seu oftalmologista.

bottom of page