Cartilha Síndrome de Down: Problemas de Visão

Os problemas de visão que afetam as crianças com síndrome de Down são geralmente os mesmos que ocorrem em qualquer outra criança.


Eles somente tendem a acontecer com mais frequência e, às vezes, de uma forma mais acentuada. As crianças com síndrome de Down, como todas as outras, devem ter os olhos examinados por um médico, já no primeiro ano de vida.


Cerca de 40% das crianças com síndrome de Down em idade pré-escolar têm hipermetropia, que pode estar associada a um estrabismo convergente. Essas crianças precisam se esforçar mais para focalizar a imagem, o que é um problema ainda mais relevante para a visão de perto. Se um olho tem grau mais acentuado do que o outro, a visão nesse olho pode ficar reduzida (conhecido como olho preguiçoso ou ambliopia) e frequentemente exige tratamento com as lentes apropriadas e uso de tampão no olho que enxerga melhor.


Nesta cartilha, vamos listar quais são as principais doenças oculares, e explicar como identificá-las e tratá-las. Os tratamentos, caso sejam necessários, diferem muito pouco dos que são recomendados ao restante da população infantil.


Baixe aqui: http://www.movimentodown.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Vis%C3%A3o-jun15-IMPRESS%C3%83O.pdf