• obefoftalmologia

Diabetes. Saiba como essa doença afeta sua visão.



Diabetes é uma doença que afeta a capacidade do organismo de produzir ou usar insulina de forma eficaz para controlar os níveis de açúcar no sangue (glicose).

Embora a glicose seja uma importante fonte de energia para as células do corpo, o excesso de glicose no sangue durante muito tempo pode causar danos em muitas partes do corpo, incluindo o coração, os rins, os vasos sanguíneos e os pequenos vasos sanguíneos nos olhos.

Quando os vasos sanguíneos da retina (o tecido sensível à luz que reveste a parte de trás do olho) incham, vazam ou fecham completamente - ou se novos vasos sanguíneos anormais crescem na superfície da retina - é chamado de retinopatia diabética.

As pessoas que estão em maior risco de desenvolver retinopatia diabética são aquelas que têm diabetes ou controle deficiente de glicose no sangue, mulheres grávidas e pessoas com pressão alta, lipídios elevados no sangue ou ambos.

O risco também aumenta com a duração do diabetes.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), cerca de 90% da perda de visão relacionada à diabetes pode ser evitada, mas a detecção precoce é fundamental.


As pessoas com diabetes devem fazer exames oftalmológicos anuais.


Fonte: Academia Americana de Oftalmologia

6 visualizações

Av. Arouca, 791 - Centro, Passos - MG, 37900-152

Agende sua consulta: 

(35) 3522-6537

(35) 3521-6888