top of page

Diabetes: Saiba como a doença afeta sua visão

No Brasil, 50% das pessoas com diabetes, em especial os que estão na faixa etária de 55 e 74 anos, não sabem que têm o diagnóstico dessa doença. Esse dado é mais prevalente e proporcionalmente igual entre homens e mulheres, de acordo com o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa). Para o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que promove anualmente, em todo o país, mutirões de atendimentos às pessoas com diabetes, essa subnotificação é extremamente preocupante. Isso porque a falta de acompanhamento da doença pode desencadear complicações graves ao paciente, como problemas oculares, a exemplo da retinopatia diabética, que leva à cegueira.


“Com 16,8 milhões de pessoas com diabetes, o Brasil ocupa a quinta posição do ranking mundial, segundo o Atlas da Federação Internacional do Diabetes (IDF, em inglês). Além desse dado alarmante, o brasileiro enfrenta a precariedade do sistema de saúde público e não tem informações sobre prevenção e acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento. Parte significativa da população ainda vive sem ter conhecimento da sua condição. Ou seja, só vai saber que tem diabetes quando aparecer alguma complicação, como lesão da retina”, alerta o presidente do CBO, José Beniz Neto.


Uma pesquisa que reuniu 2.000 pacientes, realizada pelo Ibope e encomendada pela Bayer, apontou que 54% dos diabéticos nunca ouviram falar na retinopatia diabética.


Prevalência - Nesse contexto, as mulheres são as mais acometidas, no entanto, o aumento da prevalência da doença nos homens tem sido expressivo. Segundo a série histórica do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, 4,6% dos homens e 6,3% das mulheres relataram possuir diabetes em 2006. Em 2018, esses percentuais avançaram para 7,1%, entre os homens, e 8,1%, nas mulheres. Assim, nesse intervalo, os dados apontam aumento de incidência da doença de 54%, na população masculina, e de 28%, na feminina.


Os números do IDF, divulgados em 2019, também indicam crescimento preocupante do diabetes entre crianças e adolescentes. Nesse caso, quando há surgimento da doença de forma precoce, o risco de complicações é muito maior.


O Brasil é o terceiro país do mundo na prevalência do diabetes tipo 1, entre crianças e jovens, com 51,5 milhões de casos. Ocupa a mesma posição no que se refere em novos registros, com 7,3 milhões, somente atrás de Índia e Estados Unidos.


O levantamento traz outro dado preocupante: a elevação de casos relacionados ao tipo 2 da doença junto aos mais jovens, o que antes era considerado comum entre adultos.Diabetes é uma doença que afeta a capacidade do organismo de produzir ou usar insulina de forma eficaz para controlar os níveis de açúcar no sangue (glicose).



Embora a glicose seja uma importante fonte de energia para as células do corpo, o excesso de glicose no sangue durante muito tempo pode causar danos em muitas partes do corpo, incluindo o coração, os rins, os vasos sanguíneos e os pequenos vasos sanguíneos nos olhos.



Quando os vasos sanguíneos da retina (o tecido sensível à luz que reveste a parte de trás do olho) incham, vazam ou fecham completamente - ou se novos vasos sanguíneos anormais crescem na superfície da retina - é chamado de retinopatia diabética.


As pessoas que estão em maior risco de desenvolver retinopatia diabética são aquelas que têm diabetes ou controle deficiente de glicose no sangue, mulheres grávidas e pessoas com pressão alta, lipídios elevados no sangue ou ambos.


O risco também aumenta com a duração do diabetes.


Além da retinopatia, pessoas que sofrem com a Diabetes possuem 40% mais chances de desenvolver glaucoma, que consiste na pressão elevada dos olhos e 60% mais chance de apresentarem catarata, que ocorre quando o cristalino (lente transparente do olho) fica opaco, causando bloqueio da luz.


Prevenção


Quem sofre com diabetes precisa fazer o exame de fundo de olho ao menos uma vez no ano. Durante a consulta ao oftalmologista, é imprescindível que o paciente explique seu histórico com a doença, isso auxiliará o médico a fazer uma avaliação mais precisa.


Controlar glicose, pressão arterial e colesterol são outros cuidados fundamentais para evitar não só os problemas de visão ocasionados pela diabetes, mas quaisquer outras complicações relacionadas à doença. Esse controle é feito com: alimentação saudável, prática de exercícios e uso correto dos medicamentos indicados pelo médico especialista.


Tratamento


Assim como na prevenção, a dieta adequada é base fundamental para o tratamento. Também são uti lizadas pílulas hipoglicemiantes e insulina, conforme indicação do endocrinologista. Outra alternati va de tratamento é a fotocoagulação por raios laser. Procedimento no qual pequenas áreas da reti na doente são cauterizadas com a luz de um raio laser, na tentati va de prevenir a progressão da Reti nopati a Diabéti ca. O ideal é que este tratamento seja administrado no início da doença, possibilitando melhores resultados. Por isso, é tão importante a consulta periódica ao oft almologista


De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), cerca de 90% da perda de visão relacionada à diabetes pode ser evitada, mas a detecção precoce é fundamental.



Fonte: Academia Americana de Oftalmologia e Conselho Brasileiro de Oftalmologia

bottom of page