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Atividade física é uma aliada contra problemas causados pelo diabetes.


A atividade física ajuda a manter os níveis de glicose.

Se você tem diabetes, o exercício é uma das melhores formas de manter a saúde em dia.

A atividade física pode melhorar a sua sensibilidade à insulina e ajudar a construir músculos e a eliminar o excesso de gordura, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. No entanto, você provavelmente precisará tomar mais algumas precauções durante o exercício.

Primeiro, consulte o seu médico antes de iniciar ou alterar uma rotina de fitness.




Isso é especialmente importante se você estiver com sobrepeso ou tiver um histórico de doença cardíaca, doença vascular periférica ou neuropatia diabética.

Para pessoas diabéticas com 35 anos ou mais há mais de 10 anos, as diretrizes internacionais atuais recomendam uma visita ao seu médico para discutir seus planos antes de iniciar um novo programa de exercícios.


Embora não seja realizado rotineiramente, seu médico pode solicitar um teste de tolerância ao exercício (também conhecido como teste em esteira) para monitorar o desempenho do seu coração e sua pressão arterial durante o exercício.

Os resultados podem ajudar você e seu médico a determinar a intensidade do exercício que é melhor para você.

Em geral, a melhor hora para se exercitar é de uma a três horas - depois de se alimentar corretamente.

Se você usa insulina, é importante testar seu nível de açúcar no sangue antes de se exercitar.
Se o nível de açúcar antes do exercício físico estiver abaixo de 100 mg / dL, faça um pequeno lanche e aguarde. O teste novamente 30 minutos depois mostrará se o nível de açúcar no sangue está estável. Isso é essencial para evitar a hipoglicemia.

Por causa dos perigos associados ao diabetes, use sempre uma pulseira de alerta médico indicando que você tem diabetes e se você toma insulina.



Fonte: Harvard Medical School


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