top of page

Maio Amarelo: Aprenda a ajustar os retrovisores para reduzir os pontos cegos no trânsito

Segundo dados Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são a 9ª maior causa de morte no mundo.

Traumas na cabeça e nos olhos podem levar à cegueira, pois os impactos muito fortes nessas regiões comprometem o funcionamento dos nervos ópticos e acarretam em perda parcial ou total da visão.

É fundamental destacar que após um trauma nos olhos ou na cabeça, nem sempre os sinais e sintomas de piora da visão acontecem imediatamente. Sendo assim, as vítimas de acidente com traumas nestas áreas devem fazer avaliações regulares da saúde ocular.


Desta forma, é possível detectar se há lesão do nervo óptico e/ou globo ocular ou mesmo evolução de lesões já detectadas.

Os motociclistas devem redobrar os cuidados no trânsito, pois estão mais propícios aos traumas que podem comprometer a visão. Logo, é essencial relembrar a importância da utilização do capacete. O uso do cinto de segurança e dos acentos apropriados para crianças e bebês são fundamentais para proteger a visão.


Talvez você já conheça os perigos dos pontos cegos no trânsito. Mas, você sabe como minimizar esse problema? Entenda como ajustar os retrovisores pode ajudar nessa missão. As dicas são do Icetran.com.br.

Confira:


Se você é um motorista cuidadoso e acompanha as nossas dicas já deve ter ouvido falar dos pontos cegos no trânsito.

Eles são verdadeiros perigos e afetam praticamente todos os motoristas.

Pra quem não lembra ou é novo por aqui, vamos reforçar essa definição antes de adentrarmos no tema de hoje.

Os pontos cegos do carro são os espaços entre o campo visual do retrovisor externo e o campo de visão direta do condutor. Ou seja, as áreas externas ao redor do carro que os espelhos não conseguem captar e, consequentemente o motorista não consegue enxergar.

Como você deve imaginar, essas falhas de visão são uma das principais causas de acidentes no trânsito. E justamente por isso pedem a nossa atenção.

E você, também quer saber mais sobre esse assunto?

Continue sua leitura para entender a origem desse problema e o que você pode fazer para aumentar sua segurança no trânsito. Desde já, saiba que aprender a ajustar os retrovisores é um importante aliado nessa missão.

Os perigos dos pontos cegos no trânsito

No fluxo normal do trânsito e, principalmente quando as ruas ficam cheias, nos movimentarmos nem sempre é uma tarefa das mais fáceis.

Quando temos a intenção de mudar de faixa ou de fazer uma conversão isso pode ser ainda mais problemático.

Em especial, se o motorista não conseguir identificar a presença de um outro veículo em determinado local. E é isso que acontece quando o motorista é afetado pelos pontos cegos no trânsito.

Essa situação pode causar desde simples colisões a graves acidentes. Por isso, todo o cuidado é pouco. Mais ainda, porque não temos como eliminar por completo todos os pontos cegos do trânsito.

Contudo, podemos minimizá-los ao máximo com alguns pequenos ajustes nos retrovisores.

A segurança aumenta quando os retrovisores estão bem regulados

Conforme você leu até aqui, os pontos cegos no trânsito ficam bem ao lado do carro, só que fora do campo de visão do motorista.

Para uns mais, outros menos, mas eles existem em todos os modelos, não tem jeito.

Agora, você pode aumentar a sua segurança e driblar essa situação perigosa. Para isso, basta ajustar os retrovisores regulando-os para que eles melhorem o seu campo de visão.

Primeiro: posicione-se corretamente no banco com as costas retas e, de forma que seus pés alcancem o pedal, mantendo os joelhos semiflexionados.

Depois disso, alinhe os retrovisores externos buscando a traseira do seu veículo e abra-o até que ela saia totalmente do seu campo de visão.

A intenção aqui é enxergar o mínimo do veículo e o máximo da via. Afinal, quando os retrovisores estão apontando para o próprio carro, o espelho não é capaz de mostrar os demais veículos.

Ajuste também o espelho interno. Faça isso de forma que ele te permita enxergar todo o vidro de trás.

Além disso, é bom ficar atento aos pontos cegos estruturais de cada modelo, como: altura, tamanho do veículo, pilares, encostos de cabeça e a altura da traseira.

Lembre-se que a sua segurança aumenta na medida que você conhece o seu veículo e consegue perceber os lugares onde a visibilidade fica comprometida. Dirija, portanto, com o máximo de cuidado.

Dica extra para você evitar acidentes

Todo e qualquer veículo é dotado de espelhos retrovisores. E isso não é um mero acessório, mas sim um item obrigatório, inclusive para as bicicletas.

A questão é que, cada um deles têm uma forma diferente. O espelho interno costuma ser reto. Enquanto isso, os externos têm versões retas, côncavas e convexas.

Os carros mais modernos costumam vir com o convexo, que amplia os campos de visão.

Mas, se você não tem esse acessório de fábrica é aconselhável a instalação de um espelho côncavo para diminuir os pontos cegos.

Espelhos auxiliares, sensores de distância traseira e câmeras externas também são bastante válidos. Todos eles funcionam para reforçar a sua segurança, melhorando o seu campo de visão.

bottom of page