• obefoftalmologia

Miopia, a epidemia do século.




A miopia é um erro de refração onde os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.

O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade.

Porém, muitos estudos apontam agora para fatores ambientais e comportamentais, tais como aumento do tempo de tela e atividades ao ar livre reduzidas durante os anos de formação de desenvolvimento da criança.

Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento.

Uma pesquisa do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) — TIC Kids On-line — revela que cerca de 69% das crianças e adolescentes do Brasil, na faixa dos 9 aos 17 anos, utilizam a internet mais de uma vez por dia.

No Centro-Oeste, o índice ultrapassa a média brasileira e chega a 74% — é a região em que as crianças são mais conectadas, ao lado do Sudeste, segundo o estudo.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar, apresentam problemas de visão.




A miopia é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a epidemia do século.

O uso de celulares e computadores por muitas horas durante o dia pode levar ao agravamento dessa patologia em crianças e adolescentes.

Os pesquisadores prevêem que em 2050 a incidência de miopia aumentará em mais 40% em relação aos atuais números de ocorrência.

Isso se traduziria em quase 60 milhões de crianças com menos de 17 anos sofrendo de miopia.


Crianças em idades escolar devem realizar exames oftalmológicos de rotina.

Problemas oculares interferem seriamente no desenvolvimento dos pequenos.


Fontes:

National Eye Institute

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Hospital de Olhos


Av. Arouca, 791 - Centro, Passos - MG, 37900-152

Agende sua consulta: 

(35) 3522-6537

(35) 3521-6888