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Os açúcares escondidos: Conheça os vilões para sua visão

Uma pesquisa realizada pela WW Vigilantes do Peso, em parceria com a empresa Opinion Box, publicada recentemente, apontou que cerca de 85% da população brasileira tem conhecimento de que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda até seis colheres de chá (25 g) de açúcar por dia, mas, mesmo assim, 37% ainda consomem acima do indicado.

O estudo também revelou que os brasileiros não sabem identificar quais alimentos possuem açúcar na composição. Massas, doces e biscoitos prontos são alguns dos produtos mais consumidos no país semanalmente e menos da metade dos participantes da pesquisa sabiam que eles contêm açúcar.




O componente usado para adoçar os alimentos apresenta dificuldades para ser identificado nos rótulos, já que o mesmo pode aparecer com inúmeros nomes diferentes nas listas de ingredientes dos produtos.

O excesso de açúcar na alimentação aumenta o risco de diversas doenças, incluindo problemas de visão.

Isso mesmo, a glicemia não estável pode levar a alterações dos vasos sanguíneos que provocam, em um estágio mais avançado, doenças oculares sérias, sobretudo para diabéticos.

A doença ocular mais comum decorrente da hiperglicemia é a retinopatia diabética, uma complicação do diabetes que ocasiona a deterioração dos vasos sanguíneos que alimentam a retina. S

e atingirem a mácula - parte do olho responsável pela visão de detalhes -, o indivíduo poderá notar o aparecimento de manchas, além da redução ou embaçamento da visão.


"O excesso de açúcar na alimentação aumenta o risco de diversas doenças, incluindo problemas de visão."

Como nem sempre percebemos a quantidade de açúcar nos alimentos processados e ultraprocessados, devemos ficar atentos aos rótulos.

O açúcar pode ser encontrado na lista de ingredientes de alimentos com os seguintes nomes: açúcar, açúcar invertido, açúcar turbinado, dextrose, dextrina, frutose, glicose, glucose, maltose, maltodextrina, oligossacarídeos, sacarose, xarope glucose-frutose, xarope de milho, xarope de malte, néctares, lactose, entre outros.


Alguns exemplos de alimentos considerados perigosos por conterem o tal açúcar escondido são:

• Molhos prontos • Pães brancos • Produtos enlatados • Produtos congelados • Produtos lights ou diets • Amendoim japonês • Catchup • Peito de peru • Biscoitos e salgadinhos • Alimentos em conserva • Macarrão instantâneo • Maionese • Mostarda • Águas vitaminadas • Barrinhas de cereais


O controle cuidadoso do diabetes com uma dieta balanceada, uso de hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação desses tratamentos, são as principais formas de evitar a retinopatia diabética.


Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmogia

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