top of page

Por que fazer uma triagem ocular aos 40 anos?

Segundo dados do World Report on Disability 2010 e do Vision 2020, a cada 5 segundos, 1 pessoa se torna cega no mundo. Além disso, do total de casos de cegueira, 90% ocorrem nos países emergentes e subdesenvolvidos. Estima-se que, até 2020, o número de pessoas com deficiência visual poderá dobrar no mundo.

Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, se houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. Ainda segundo a OMS, cerca de 36 milhões de pessoas no mundo são cegas e outras 217 milhões tem baixa visão.

Glaucoma, retinopatia diabética, atrofia do nervo óptico, retinose pigmentar e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) são as principais causas da cegueira na população adulta. Entre as crianças, as principais causas são glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, catarata congênita e toxoplasmose ocular congênita.

É importante ressaltar que se houver a perda visual, o tratamento precoce, atendimento educacional adequado, programas e serviços especializados levam a uma vida independente e produtiva.





Para pessoas com sintomas de problemas oculares ou fatores de risco:

Pessoas de qualquer idade que apresentem sintomas ou estejam em risco de sofrer de  doença ocular devem consultar um oftalmologista para determinar com que frequência realizar exames oftalmológicos.


As pessoas deste grupo não devem esperar até os 40 anos para fazer uma triagem inicial de doenças oculares.


Esses fatores de risco incluem: diabetes ,pressão alta , ou histórico familiar de doença ocular.




Por que fazer uma triagem ocular aos 40 anos?


Um exame oftalmológico de base é importante porque pode detectar doenças oculares comuns em adultos com 40 anos ou mais. O exame oferece maior oportunidade para tratamento precoce e preservação da visão.


exame também pode revelar doenças sistêmicas que afetam os olhos, como hipertensão e diabetes. Com o tratamento precoce, problemas oculares que podem levar à cegueira costumam ter um bom resultado.


Essas doenças incluem glaucoma, catarata e retinopatia diabética.


Doenças oculares comuns encontradas em pessoas com 40 anos ou mais

As doenças oculares comuns podem afetar pessoas com 40 anos ou mais sem que elas saibam que há algum problema com os olhos. Um exame oftalmológico aos 40 anos pode detectar essas doenças precocemente e evitar a perda de visão.


Glaucoma

Essa doença, geralmente, não apresenta sintomas até que a perda de visão seja extensa. A detecção e o tratamento precoces podem prevenir ou retardar a perda de visão.

Estima-se que o Brasil tenha cerca de 1 milhão de casos de glaucoma, com incidência de 2 e 3% na população acima de 40 anos, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Desse total, 50% não sabem que são portadores da doença. O glaucoma não diagnosticado e tratado precocemente pode levar à cegueira irreversível.


Retinopatia diabética

A retinopatia diabética  é uma das principais causas de cegueira e geralmente afeta adultos em idade ativa.

O mundo tem cerca de 387 milhões de diabéticos (13 milhões no Brasil) e as estimativas não são boas.

De acordo com o Atlas do Diabetes, esse número tende a aumentar mais de 150% até 2035.

Os especialistas consideram que o Diabetes tipo 2 será a próxima epidemia global, pelo número de novos casos e a dificuldade no controle da doença em uma parcela dos pacientes.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde indicou que entre os anos de 2006 e 2016 foi registrado um aumento de 61,8% nos casos de diabetes no país.



Cataratas

A catarata, maior responsável por cegueira reversíveel na terceira idade, é caracterizada pela opacificação do cristalino, lente natural do olho, o que dificulta a entrada de luz nos olhos e compromete a visão.

O risco de desenvolver catarata começa a aumentar aos 40 anos.


Fonte: Academia Americana de Oftalmologia - Com informações do IBGE, Organização Mundial da Saúde, World Report on Disability 2010 e do Vision 2020.


bottom of page