• obefoftalmologia

Saúde ocular: Umidade relativa do ar chega a nível de estado de alerta, em Passos

A temperatura na cidade de Passos pode superar os 35 graus Celsius (ºC) na tarde desta quinta-feira (12), e a umidade relativa do ar deve atingir valores críticos, abaixo dos 19%, o que caracteriza alerta laranja, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O INMET publicou agora um aviso de alerta vermelho para Minas Gerais, com umidade relativa do ar abaixo de 12%.

O ar seco aumenta a concentração dos poluentes, principalmente nas grandes cidades. Por isso, faz mal a todo nosso organismo, inclusive para os olhos.

A menor lubrificação aumenta a síndrome do olho seco.

Os sintomas são: sensação de corpo estranho, vermelhidão, coceira e visão embaçada. Diante destes sintomas, a reação natural é esfregar as pálpebras, o que piora o quadro e pode lesar a córnea, além de aumentar os riscos de conjuntivite bacteriana ou viral.



Ações recomendadas

Beba bastante líquido; Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; Evite bebidas diuréticas (café e álcool);

Use umidificadores de ar ou bacias com água nos ambientes; Use lágrima artificial sem conservante para lubrificar o olho; Lave as mãos várias vezes e evite esfregar os olhos; Em caso de coceira nos olhos faça compressas frias de água filtrada; Evite praticar exercícios ao ar livre próximo a vias de muito movimento; Evite o uso de ar condicionado.

192 visualizações

Av. Arouca, 791 - Centro, Passos - MG, 37900-152

Agende sua consulta: 

(35) 3522-6537

(35) 3521-6888