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Salada para encher os olhos de saúde

O que comemos e como comemos influencia diretamente na saúde de uma forma geral e, inclusive, dos olhos.

O que deve ser levado em consideração é que a cada dia novas pesquisas são realizadas e seus resultados devem ser encarados com a devida prudência, o importante é manter uma dieta balanceada.

No caso da saúde ocular, alimentos ricos em vitaminas A, E e C são recomendados, pois são antioxidantes e auxiliam no combate a radicais livres e no retardamento do envelhecimento. Ler sobre nutrientes importantes para a saúde da visão.



Nesta salada mista, você pode usar qualquer ingrediente de salada que quiser (alface, rúcula, couve, espinafre bebê ou mesmo couve de Bruxelas crua, ou repolho verde ou roxo).

Adicione alguns abacates, que muitas vezes são chamados de superalimentos devido às suas inúmeras propriedades para a saúde. Eles contêm mais potássio do que bananas e são carregados com ácidos graxos monoinsaturados (necessários para combater e reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos). Eles também são uma boa fonte de fibra alimentar, vitamina K, cobre, ácido fólico, vitamina B6, potássio, vitamina E e vitamina C.


A adição de proteínas também é importante. Esta receita traz ovos cozidos moles em vez de ovos cozidos.


Para o resto, basta seguir as instruções na nota da receita abaixo:


Cubra sua salada com algumas sementes de abóbora e linhaça, se desejar. As sementes de abóbora contêm uma grande variedade de nutrientes, desde magnésio e manganês a cobre, proteína e zinco. A linhaça é rica em fibra alimentar e manganês, bem como uma boa fonte de vitamina E, vitamina K, cobre, ômegas 3 e 6 e ácido pantotênico.

O toque final desta salada e o que a torna sofisticada e delicada no sabor é o vinagrete caseiro de acerola, poderoso antioxidante que dará um toque de vitamina C adicional à sua salada.


Para o vinagre de acerola:

  1. Para o vinagre: misture as acerolas congeladas em um processador de alimentos até ficar homogêneo. Escorra para tirar as sementes e leve ao processador de alimentos. Adicione a manjericão, mostarda, vinagre de maça e o azeite. Misture até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta.*

  2. Coloque a salada em um prato. Corte o abacate ao meio, descasque e retire o caroço. Divida em camadas finas e disponha sobre o prato. Adicione as couves de Bruxelas, cortadas ao meio.

  3. Para os ovos moles (ou ovos pochê **): coloque os ovos em uma panela e cubra com água fria. Coloque a panela em fogo médio-alto e assim que a água atingir o fogo brando, comece a cronometrar, cozinhando os ovos por no máximo 4-5 minutos. Rache a casca delicadamente, corte ao meio e descarte sobre a salada.

  4. Acrescente as folhas verdes com o vinagre de acerola.

Bom apetite.

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