• obefoftalmologia

SUS oferece novo tratamento para pacientes com degeneração macular

O Ministério da Saúde ampliou o rol de procedimentos ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS) para portadores de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) com a inclusão do tratamento com antiangiogênico e do exame de Tomografia de Coerência Óptica (OCT).

Para o tratamento da doença, o SUS oferecia o exame de mapeamento de retina e a fotocoagulação à laser.

Os dois novos procedimentos serão disponibilizados a pacientes com mais de 60 anos de idade e deverão ser realizados de acordo com  Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) do Ministério da Saúde que pode ser acessado AQUI.



A incorporação dos procedimentos na tabela SUS passou a vigorar a partir de dezembro de 2018, com a publicação da portaria 4.225 no Diário Oficial da União (DOU).

Por um período de seis meses, os recursos destinados ao custeio desses novos procedimentos serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde aos estados por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC).

Depois de estabelecida a série histórica, haverá a incorporação desse custeio ao Teto de Média e Alta Complexidade dos Estados.

Mais informações em: http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45064-sus-ofertara-novo-tratamento-para-denegeracao-macular

Av. Arouca, 791 - Centro, Passos - MG, 37900-152

Agende sua consulta: 

(35) 3522-6537

(35) 3521-6888