
Um transplante de córnea é um procedimento cirúrgico que usa tecido corneano doado para substituir o tecido danificado da córnea de uma pessoa.
A doação de córnea é necessária para a preservação e a restauração da vista - um doador de córnea pode restaurar a visão de até 2 pessoas.
Quando é necessária a doação de córnea?
A córnea é a janela clara em forma de cúpula que cobre a parte frontal do olho, permitindo que a luz passe através da retina e nos permita ver.
O transplantes de córnea restaura a visão daqueles que sofrem de perda de visão, principalmente devido à cegueira comumente causada por:
Trauma / infecção da córnea
Ceratocone (a córnea em forma de cone)
Distrofia de Fuch
Ceratopatia Bolhosa
Pseudofácica
Degeneração da córnea
Outras razões para o transplante de córnea podem incluir lesões ou infecções na córnea.
Quem pode doar tecido da córnea?
Todos são doadores universais de tecidos da córnea - o tipo sanguíneo do doador não precisa corresponder ao tipo de sangue do receptor.
Idade, cor dos olhos e visão também não são fatores.
Além daqueles que sofrem de infecções ou de algumas doenças altamente transmissíveis, a maioria das pessoas é doadora de córnea em potencial.
Como minha córnea doada pode ajudar?
Desde 1961, mais de 1.800.000 homens, mulheres e crianças em todo o mundo tiveram a visão recuperada através do transplante de córnea.
De acordo com a Associação de Bancos de Olhos da América (EBAA), mais de 84.000 pessoas ajudam a restaurar a visão de alguém a cada ano.
Mais de 95% de todas as operações de transplante de córnea restauram com sucesso a visão do receptor da córnea.
O Brasil tem mais de 30 mil pacientes em lista de espera para o transplante.