top of page

Zika Vírus pode provocar Uveíte



Uveítes são doenças oculares onde ocorre inflamação de um segmento do olho chamado úvea.


Vírus dentro do olho


Ao analisar amostras do líquido interno do olho do paciente, pesquisadores encontraram material genético do vírus Zika.

O oftalmologista e professor da USP, João Marcello Furtado, explica que, antes do achado, qualquer vermelhidão nos olhos de pessoas expostas ao vírus Zika era diagnosticada como conjuntivite.

O chefe da pesquisa acredita que esse achado deve revisar a maneira como os médicos diagnosticam as causas e o local da inflamação.

“É importante que o oftalmologista que veja casos de inflamação (ocular) pense que o Zika pode estar causando aquilo”, recomenda.

O caso foi descrito em uma correspondência publicada na revista científica The New England Journal of Medicine.





A Doença


A úvea é formada por 3 estruturas básicas: íris (que da cor aos olhos), corpo ciliar e coróide. São doenças oculares potencialmente graves, que se não tratadas adequadamente, podem levar à Baixa Acuidade Visual permanente, às vezes de modo irreversível.

Ocorrem em qualquer fase da vida (às vezes, até mesmo na forma congênita).

Podem ter causas infecciosas e não-infecciosas.

Entre as causas infecciosas, no Brasil (principalmente na região Sul), a mais comum é a Toxoplasmose.

Essa infecção ocorre por ingestão de fezes de animais contaminados (geralmente felinos), e principalmente de alimentos mal-lavados ou carnes mal-cozidas.

Evitar isso é uma das melhores formas de prevenção.

As uveítes não-infecciosas podem ou não estar associadas a outras doenças sistêmicas (principalmente reumatológicas) como por exemplo Artrite Reumatóide.

Por isso é importante que todos os pacientes com esse tipo de doença façam acompanhamento oftalmológico periódico.


A Inflamação de cada um desses segmentos (ou de todos juntos) pode apresentar sinais e sintomas específicos: Baixa Acuidade Visual, dor, fotofobia (irritação com claridade), lacrimejamento, olhos vermelhos, visão de “moscas volantes”, perda de campo visual, visão distorcida e ocorrer em apenas um ou em ambos olhos.

E não necessariamente, todos os sintomas ao mesmo tempo.

Cada tipo de uveíte necessita de um tratamento específico.

O tratamento de forma incorreta ou incompleta, ou ainda, a demora no início da terapia adequada pode piorar ainda mais o quadro da doença.

Por isso é importante que evitar automedicação; no aparecimento de qualquer sintoma de uveíte deve-se procurar o quanto antes um médico-oftalmologista.


Fonte: Sociedade Brasileira de Uveítes - SBU.

Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Dr. João Marcello Furtado. Disponível em Jornal da USP: https://jornal.usp.br/ciencias/zika-chega-tambem-ao-interior-do-olho-e-causa-uveite/

bottom of page