top of page

Nutrientes podem retardar a Degeneração Macular relacionada à Idade.



A prevalência de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) está aumentando à medida que a população de idosos cresce.

Atualmente, a causa da doença não é totalmente compreendida, no entanto, considera-se que a lesão oxidativa desempenha um papel significativo.


O Estudo do Departamento de Oftalmologia de Minessota, USA, estabeleceu que uma combinação suplementar de antioxidantes, como o zinco, betacaroteno, luteína, zeaxantina, vitaminas do complexo B e ácidos graxos ômega-3 vitamina C e vitamina E retardou a progressão da DMRI.


Conheça os alimentos ricos em tais nutrientes:

Zinco: Camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

Betacaroteno: Abóbora-moranga, cenoura, damascos, beterraba, batata-doce, manga, pimentões e mamão.

Luteína/ zeaxantina: Hortaliças folhosas verdes (espinafre, agrião, couve, rúcula), os ovos e o abacate.

Vitaminas do complexo B: Carne vermelha, salmão, atum, ovos, feijão, leite, alimentos integrais (gérmen de trigo, arroz integral, castanha-do-pará, frango.

Ômega-3: Linhaça, peixes, chia e nozes.

Vitamina C: Frutas cítricas, tomate, brócolis, espinafre, cebola.

Vitamina E: Óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, manteiga de amendoim, óleo de milho, espinafre, brócolis.



Fonte: National Library of MedicineNational Institutes of Health. Nutritional supplementation and age-related macular degeneration. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21609225

bottom of page