top of page

Ceia de Natal para Diabéticos




Nessa noite tão especial em que o espírito natalino não combina com exageros, faça o planejamento de uma Ceia saudável onde cada membro da família tenha a oportunidade de contribuir fraternalmente com preparações saudáveis e criativas.


Ao montar a programação do cardápio pense no conteúdo nutricional, além da harmonia de sabores e cores.

As saladas cruas coloridas são excelentes opções de entrada, especialmente nesse verão e a dica para ficarem mais atraentes é acrescentar  nozes/castanhas ou linhaça.


Deixe o tempero separado.

Abuse dos condimentos naturais para preparar molhos especiais, como por exemplo, com iogurte desnatado e orégano que pode substituir  a maionese; ou então prepare  molhos mais refrescantes com frutas ácidas como por exemplo  limão, alho e azeite. 


Para o prato principal prepare o tradicional Peru de Natal acompanhado por uma farofa de aveia  e complementado com arroz com lentilha. Uma opção ao Peru é o pescado assado com batatas regadas ao azeite, que pode ser o bacalhau ou outros tipos  (Sardinhas, Salmão, etc.).


No lugar da lentilha pode ser usado grão de bico ou feijão (preto, mulatinho, branco, etc.).


Para preparar a sobremesa use como base as frutas frescas ou secas. Deixar para consumir as famosas rabanadas e panetones diets no café da manhã ou nos lanches substituindo pelo pão.


A dica para não exagerar é manter as mesmas quantidades do plano alimentar mas, caso exceda, monitorar glicemia e corrigir com insulina ultra rápida de acordo com prescrição do seu médico.


Use a criatividade e programe uma Ceia  saudável e agradável para que a mesma esteja em harmonia com a saúde de todas as pessoas da sua família.


Confira algumas receitas aqui.


Saúde para todos! Feliz Natal


*Sociedade Brasileira de Diabetes

bottom of page