top of page

Como saber se tenho DMRI? Autoexame da mácula

Degeneração macular relacionada à Idade é o problema no qual a mácula (parte central do fundo do olho, responsável pela visão de detalhes) é irremediavelmente afetada em fun- ção do envelhecimento. A DMRI é principal causa de perda da visão central entre os idosos. Ela ocorre porque o tecido da mácula se torna alterado e para de funcionar bem.


Como saber se tenho DMRI? A degeneração macular se desenvolve de forma diferente em cada pessoa. Por isso, os sintomas podem variar. Entre- tanto, os mais comuns incluem:


Perda gradual da capacidade de ver objetos nitidamente;


Visão distorcida (os objetos parecem ser do tamanho ou forma errado, linhas retas parecem onduladas ou tortas);


Perda gradual da visão de cores claras;


Aparecimento de uma área escura ou vazia no centro da visão.



Como estes sintomas podem também indicar outros pro- blemas de saúde ocular, se você perceber que apresenta algum deles, agende uma consulta com seu oftalmologista imediatamente.

Em um exame oftalmológico completo, o médico irá realizar uma série de testes para determinar se você tem degenera- ção macular ou outra condição causando seus sintomas.

Se detectada precocemente, a DMRI pode ser tratada com terapia laser ou com o uso de terapia antiangiogênica, e os danos à visão são limitados.


Infelizmente, a visão central danificada pela degeneração macular não pode ser restaurada, mas como o problema não prejudica a visão lateral, alguns recursos ópticos, tais como lentes de aumento e lupas eletrônicas para visão de perto, podem ajudar a tirar o máximo proveito da visão remanescente.

Lembre-se: a detecção precoce dos problemas de vi- são, que ocorrem mais comumente na terceira idade, é muito importante para determinar o tratamento eficaz, e com isso não comprometer sua qualidade de vida.


Por isso, é tão importante manter uma programação regular de exames com seu oftalmologista.


Autoexame da Mácula

A mácula é uma estrutura vascular, rica em pigmentos e situada na região central detina, cuja função está relacionada à visão dos detalhes. Alterações nessa estrutura, podem comprometer definitivamente a visão, podendo, o paciente até mesmo perde-la. Na imagem abaixo, podemos observar a Tela de Amsler, com ela você poderá realizar a autoavaliação da mácula.



Siga os passos a seguir: 1. Coloque os óculos para perto, caso você use. 2. Feche o olho esquerdo com a palma da mão. 3. Olhe na tela com o olho direito e fixe o olhar no ponto central. 4. Verifique se as grades estão tortas, se há mancha ou se falta uma parte da tela. 5. Repita o teste tampando o olho direito e mantendo o esquerdo aberto. Caso perceba que as linhas retas ficaram arredondadas, distorcidas ou borradas, pode significar o início de alterações na mácula. Lembre-se, a prevenção é o melhor remédio! Procure seu oftalmologista. (Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Adaptado)

bottom of page