top of page

Férias: Prevenção do Trauma oftalmológico doméstico

O período de maior ocorrência dos traumas foi verificado nos meses de férias infantis (Julho, Janeiro e Dezembro). Esses são meses em que as crianças estão mais envolvidas em brincadeiras e longe do acompanhamento de algum adulto e dentro do período de férias escolares. Outros autores não estabeleceram correlação entre traumas com determinada época do ano (mês, período escolar ou estação).


A supervisão do adulto foi considerada um fator importante na prevenção de acidentes e a presença de um adulto alerta é de grande valor na prevenção de lesões oculares em crianças. Traumas com lápis e caneta acidentes com bola e agressão física.



Uma lesão ocular pode ocorrer a qualquer momento, em qualquer lugar: em casa, na escola, no lazer ou nos esportes. Perto de 50% das lesões oculares ocorrem durante atividades desportivas e de entretenimento – com incidência maior em crianças e adolescentes. Trauma contuso (de uma bola, punho ou cotovelo) pode causar sangramento dentro do olho, que é chamado de hifema. O sangue nos olhos pode causar pressão ocular elevada e inflamação, o que pode levar à perda permanente da visão.


Os outros tipos de traumatismo são cortantes (geralmente objetos pontiagudos) e químicos (principalmente desinfetantes como álcool e produtos de limpeza).

O trauma pode ser nas pálpebras, sistema de drenagem lacrimal, os ossos que circundam o olho (órbita) e o próprio globo ocular.


Itens domésticos como elásticos, garfos, cabides, ferramentas de jardinagem e utensílios de cozinha podem causar ferimentos significativos aos olhos. Produtos químicos usados em casa, como alvejantes, produtos de limpeza e até mesmo sabonetes, xampus e perfumes, podem causar irritação extrema e/ou danos aos olhos.


Os recipientes para lavar roupa e louça podem ser especialmente perigosos, pois parecem divertidos de brincar, mas podem explodir facilmente nos olhos de uma criança, e muitos contém substâncias como ácidos ou componentes químicos básicos muito prejudiciais aos olhos.


O tratamento depende do tipo de lesão. Se cair algum produto químicos nos olhos, é muito importante enxaguar imediatamente com água. Lave os olhos e o rosto com água corrente por pelo menos 10-15 minutos. Enxaguar o produto químico dos olhos reduz a chance de problemas de longo prazo. O próximo passo é entrar em contato com seu médico ou ir imediatamente ao pronto-socorro para uma avaliação.


É importante levar o produto químico ou uma foto do produto para a avaliação e para ajudar a garantir que ele seja tratado adequadamente. Se um objeto pontiagudo tiver cortado o olho ou a pálpebra e se estiver preso ao olho,  não o puxe. Deixe-o no lugar e não permita que a criança toque nele. Pode ser necessário colar um copo de plástico ou espuma limpo e vazio sobre o olho para protegê-lo até que você possa chegar ao hospital. Transporte a criança ferida para o pronto-socorro o mais rápido possível.Outras lesões contundentes ou cortantes devem ser examinadas por um oftalmologista, pois a gravidade da lesão pode não ser fácil de ver.


*Com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria

bottom of page