top of page

Glicose alta? Conheça os riscos oftalmológicos.




A pré-diabetes é uma condição em que a taxa de açúcar no sangue varia entre 100 e 125 mg/dl, a partir daí, o paciente já é considerado diabético.

O problema pode ser revertido por meio da adoção de hábitos saudáveis.

Não cuidar dos níveis de glicose no sangue, é um grande risco para o diabetes tipo 2 e pode, a longo prazo, trazer prejuízos graves à visão.

Um dos sintomas oftalmológicos mais comum do diabetes é a visão turva.

A quantidade excessiva de glicose no sangue causa um inchaço do cristalino (lente do olho), o que faz mudar a sua forma e flexibilidade, diminuindo a capacidade de foco.

Por isso, a visão embaçada.

Quando o diabetes está controlado, a visão volta ao normal.

E os problemas podem envolver o glaucoma, a catarata e a retinopatia.

De acordo com informações do site da Sociedade Americana de Diabetes, pessoas com diabetes tipo 2 são 40% mais propensas a sofrer de glaucoma do que aquelas sem a doença.
Além disso, quanto mais tempo os níveis de açúcar no sangue estão descontrolados, maiores as chances de desenvolver o problema oftalmológico.




Fontes Bibliográficas:

1. Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Disponível em http://www.sboportal.org.br/links.aspx?id=6. Última visualização em 15 de junho de 2016.

2. Sociedade Brasileira de Diabetes. Complicações do Diabetes. Disponível em http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/complicacoes/complicacoes-do-diabetes

3. American Diabetes Association. Disponível em http://www.diabetes.org/living-with-diabetes/complications/eye-complications/. Última visualização em 02 de agosto de 2016.

bottom of page