top of page

Como a luz azul emitida pelas telas prejudica minha visão?

O avanço da tecnologia mudou a forma como vivemos. Na área da saúde, da educação e do entretenimento, o impacto ocorreu em todas as esferas, inclusive em nossa rotina e vida pessoal.

Hoje, os aparelhos eletrônicos funcionam quase que como uma extensão do corpo e, como consequência, passamos horas e horas imersos na telinha.

Provavelmente, você já deve ter ouvido sobre os males que esse hábito pode causar à visão. Mas será que é verdade? Passar muito tempo no celular ou computador prejudica mesmo a visão?




A responsável pelos prejuízos à visão é a luz azul emitida pela tela dos smartphones, tablets e computadores.

Os efeitos causados por ela se acumulam e danificam as células da retina. Durante o uso desses aparelhos, piscamos menos e a redução da lubrificação também prejudica os olhos. E ainda o uso desses aparelhos muito próximo ao rosto provoca um esforço maior de acomodação ocular de maneira repetitiva, fator que pode contribuir para o início da miopia.


Esse erro refrativo, inclusive, caracterizado pela dificuldade de enxergar o que está longe, está entre as complicações mais comuns.

Em casos mais graves e com a combinação de diversos fatores, pode haver degeneração da mácula, área onde se forma a visão central.

Além disso, a luz azul emitida pela tela dos smartphones, tablets e computadores podem causar damos às células da retina.

Então, o que fazer a respeito? Em primeiro lugar, sempre que houver qualquer sintoma relacionado aos olhos, é fundamental buscar um oftalmologista.

No mais, algumas medidas podem ser adotadas, como reduzir o tempo em frente às telas, realizar pausas a cada 20 minutos, olhar para algo distante durante alguns segundos, ajustar o brilho e manter certa distância da tela.

Também existem filtros de luz azul que podem ajudar a diminuir o cansaço ocular. Lembre-se: tudo que é demais faz mal.

A tecnologia é de grande ajuda no dia a dia, mas o mais importante é saber usá-la de forma saudável, para que sua visão esteja sempre em dia!

bottom of page