• obefoftalmologia

Oclusão Venosa Retina. Conheça os fatores de risco

O que é Oclusão Venosa Retina (OVR)

A Oclusão Venosa da Retina, conhecida também apenas pela sigla OVR é a obstrução (bloqueio) de uma ou várias veias que irrigam a retina. Existem dois tipos de OVR, cada uma de acordo com qual tipo de veia foi obstruída.

A Oclusão de ramo da veia da retina (ORVR) ocorre quando há a obstrução de uma ou mais ramificações da veia central da retina. Já a oclusão da veia central da retina (OVCR) ocorre quando há a obstrução da veia central da retina.



Causas Oclusão Venosa Retina

Não existe uma única causa específica para a OVR, mas está claro quais são os fatores de risco que podem levar à doença: idade avançada, pressão arterial elevada, alta taxa de gordura no sangue, diabetes, glaucoma, problemas com a coagulação sanguínea.


Exames e Diagnóstico da Oclusão Venosa Retina

O retinólogo (oftalmologista especialista em retina) pode detectar a presença de OVR por meio de um exame ocular, que que poderá incluir um exame da retina. Também são levados em conta o histórico médico do paciente e o relato de sintomas característicos da doença.

A angiofluoresceinografia é um exame indolor que usa um corante fluorescente para mostrar o local e o tamanho dos vazamentos em sua retina. Já a retinografia e a tomografia de coerência óptica também diagnosticam a OVR, por meio da fotografia do fundo do olho e da análise da espessura da retina.


Tratamento da Oclusão Venosa Retina

É fundamental identificar precocemente a OVR, a fim de garantir melhores resultados do tratamento. A melhoria da dieta e do estilo de vida pode ajudar a impedir que sua condição piore.

Inclua alimentos antioxidantes na sua dieta, além de folhas verdes, frutas cítricas e cenoura.


Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo

19 visualizações

Av. Arouca, 791 - Centro, Passos - MG, 37900-152

Agende sua consulta: 

(35) 3522-6537

(35) 3521-6888