top of page

Uveíte: como identificar a doença que pode causar a perda da visão

Os olhos vermelhos, sensibilidade à luz, dores nos olhos, visão embaçada. Esses podem ser sintomas ligados a algumas doenças oculares bem conhecidas, como a conjuntivite. No entanto, também podem estar relacionados a um problema não muito conhecido, como a uveíte, que pode causar a perda da visão.


O que é uveíte?


A uveíte caracteriza-se pelo processo inflamatório que acomete a úvea, região do olho que abrange três componentes: a íris (a parte colorida do olho), o corpo ciliar (localizada atrás da íris e que é responsável por produzir o humor aquoso, que mantém a pressão do olho) e a coroide (que envolve todo o redor do olho e é responsável por levar sangue à região). A doença pode afetar um olho apenas (unilateral) ou os dois olhos (bilateral).


Quais são os tipos de uveíte?


A uveíte está divida em quatro tipos:


• Uveíte anterior – Afeta principalmente a íris e o espaço entre a íris e a córnea (câmara anterior do olho). É o tipo maist comum e, geralmente, se desenvolve de repente, podendo durar de seis a oito semanas. Alguns tipos de uveíte anterior podem ser crônicas ou recorrentes;


• Uveíte intermediária – A doença afeta o corpo ciliar. Episódios deste tipo podem durar semanas ou anos;


• Uveíte posterior – Quando a coroide e a retina são afetadas. Pode se desenvolver lentamente e, muitas vezes, duram muitos anos;


• Panuveíte – Ocorre quando todas as camadas da úvea estão comprometidas.


Principais sintomas

Os principais sintomas são olhos vermelhos, sensibilidade à luz, dores nos olhos, visão embaçada e moscas volantes (pequenos pontos que mancham a visão e se mudam de lugar de acordo com a movimentação dos olhos e a intensidade da luz no local).


"A doença pode afetar um olho apenas (unilateral) ou os dois olhos (bilateral)."



Causas da uveíte


São várias as causas da doença, mas, em geral, elas estão associadas a infecções e a doenças reumatológicas, como toxoplasmose, tuberculose, sífilis, HIV/Aids, herpes, citomegalovírus, artrite reumatoide, lúpus, Síndrome de Behçet, sarcoidose, espondilite, entre outras.


Tratamento


A uveíte tem cura, principalmente quando identificada nas fases iniciais. O tratamento varia de acordo com a causa da uveíte. Por exemplo, uma pessoa com uveíte por tuberculose, deverá também fazer o tratamento da tuberculose; um paciente com uveíte por sífilis deverá também tratá-la.


Por isso, além da orientação do oftalmologista, o tratamento ainda poderá necessitar o acompanhamento de um especialista na doença de base. O tratamento pode incluir uso de colírios anti-inflamatórios, comprimidos corticoides ou antibióticos. Em casos mais graves, pode ser recomendada a realização de cirurgia.


Quais são os riscos de não tratar a uveíte?


É importante que a uveíte seja tratada logo no início, pois sua evolução pode levar a complicações como catarata, glaucoma, perda progressiva da visão e cegueira. Ao sentir algum dos sintomas da uveíte, muitas pessoas acreditam que estão com conjuntivite e acabam se automedicando, adiando o tratamento adequado. Em caso de quaisquer sintomas nos olhos, o médico oftalmologista deverá ser consultado. Somente ele, poderá diagnosticar a doença e indicar o tratamento correto.

bottom of page